
Na lista de Women of the Year 2008 da revista Glamour encontra-se nomes como de Nicole Kidman, Condoleezza Rice, Hillary Clinton, Jane Goodall, Tyra Banks aparece os nomes de Nojood Mohammed Ali & Shada Nasser.
Mas quem é Nojood?
Nojood é uma menina de 10 anos do Iémen, que se divorciou do marido de 30 anos.
O pai dela pobre, sem emprego com 16 filhos e 2 mulheres, entregou a menina a um carteiro de 30 anos com a promessa que ele não teria sexo com ela antes de ela ser maior. Neste país é habitual, casarem se por arranjo de familiares, as meninas com menos de 18 anos.
Mas o destino de Nojood não foi o melhor e teve de fugir ao fim de 2 meses de espancamentos e abusos sexuais. Conseguiu ir a um tribunal e despertar a atenção de um juiz para o seu caso, tendo conseguido o divórcio e dissolução do casamento,com a ajuda de Shada Nasser, a sua advogada.
Actualmente a luta desta determinada menina, é mostrar a outras meninas que é possível, se libertarem destes casamentos forçados e muito violentos.
Algo que dá que pensar numa sociedade como a nossa.
Claro que seria impensável por cá, um caso assim. Mas a pedofilia continua a ser nas sociedades mais ocidentais, um tema recorrente.
Fica a homenagem a esta brava menina. E resta a esperança que esta tenha um melhor futuro.
0 comentários:
Enviar um comentário