28 novembro 2009

Extremismos

Acabei de ler o "Fúria Divina". Aprendi mais sobre o Islão, o Alcorão e o mundo muçulmano nestas quase 600 paginas de romance, que alguma vez ao longo dos meus quarenta anos. A sério. O José Rodrigues dos Santos ao longo destas páginas conseguiu de uma forma ligeira, esmiuçar o Alcorão de forma que o leitor percebesse, como este é a base do islamismo, o porquê do carácter belicista do profeta e de tantos versículos que constam do Alcorão no apelo ao combate.
De facto, no nosso mundo ocidentalizado ignora-se o porquê de tantos ataques terroristas, pensa-se que será por serem loucos ou por motivos se pobreza e de ignorância destes povos. Quando os "líderes" (e não me refiro a governos) destes são pessoas altamente cultas, ricas, com formação académica elevada. É sim a Lei Divina, que comanda o pensamento, é sim o rigor pelas regras do Alcorão que comanda um bom muçulmano. Claro que os extremismos por regras (religiosas) sempre houve, até no cristianismo. Pela conquista de outros povos, por se querer impor uma determinada fé, para uso e humilhação dos que são subjugados, tudo isto parece conversa de História com muitos séculos. Mas não, esta conversa é actual, no Islão. Com o perigo de haver agora muito dinheiro (petro dólares), com tecnologias eventualmente muito disponíveis, faz uma conjugação de perigo eminente.
Quando ler um jornal, ou ver as notícias, vou entender muito melhor agora quando se fala, de sunitas, xiitas, ou fundamentalistas, da jihad, da sunnah ou nas fatwas.
Bom livro, com ritmo e informação verídica.

0 comentários: