01 maio 2009

Animais menos racionais

O novo Regulamento de Animais de Sintra em que se proíbe espectáculos com animais como touradas e circos, não me faz confusão, mas será que nas autárquicas, não vão dar tourada à volta desta questão? Hum...acho que ainda me vou rir à conta disto...
Ao contrário de outras localidades que alinham neste regulamento tanto quanto eu sei não temos praça tauromáquica em Sintra. Eu não gosto de touradas (pelo menos destas), é coisa que me sempre chocou. Já viram se fosse bicho homem a ser estocado como a imagem (choca, não é…)

.

Fora umas largadas de bois e vacas, pelas festas de algumas localidades por Sintra, nunca vi bicho a ser estocado de bandarilhada por cá. Não sou aficionada destes espectáculos, mas já dos circos, gosto muito. Ainda este natal, vi o V. H. Cardinalli no Parque das Nações com belíssimos exemplares de animais e que me pareciam bem tratados, apesar de tudo o que possam dizer. No jardim zoológico estes também se exibem, seja para ver o elefante tocar o sino, seja a ver os golfinhos a fazer piruetas. Isto para dizer que a maldade aos animais existe, mas que pode não ser por estes, serem usados em espectáculos, mas sim porque podem ser lá no circo como em casa de qualquer um, seja uma cobra, gato ou cão. Não interessa este tipo de regulamentações, mas sim uma eficaz fiscalização destes espectáculos com animais, ou em casa dos donos de animais, tal como se faz por exemplo em Inglaterra. Aqui existe penalizações e exige-se um tratamento digno aos animais. Alias, foi neste país que apareceu a primeira sociedade protectora de animais, em 1824 a Society for the Prevention of Cruelty to Animals.

0 comentários: