27 abril 2009

Gripe Suína


As novas tecnologias permite-nos acompanhar a evolução desta epidemia da Gripe suína pelo Google Maps (swine flu)

Os sintomas principais do vírus H1N1, neste caso da gripe suína, são febre repentina acima de 39 graus, tosse, fortes dores de cabeça, musculares e nas juntas, irritação nos olhos e secreção nasal. A transmissão é feita através de espirros e tosse.

Os vírus são mutantes, e de cada vez que se consegue controlar uma destas doenças, aparece uma nova variante para começar tudo de novo. Tivemos há bem pouco tempo a gripe das aves, mas esta ficou lá pela Ásia. Agora surge esta Gripe suína, que em alguns dias já atinge a Europa com alguns casos.


25 abril 2009

Sugestão de leitura



Esta é uma sugestão de leitura para pôr a malta cá do burgo a pensar na democracia que temos tido nos últimos 10 anos. Achei apropriado para um dia como este, em que se comemora a Democracia.
Arranca alguns sorrisos, pelos exemplos que mostra sarcásticos, irónicos mas tão reais. João Paulo Guerra escreve esta comédia política lembrando o orçamento do queijo, das paixões de Guterres, do discurso da tanga do Barroso, enfim de tantas memórias que fizeram (e ainda fazem) parte do anedotário nacional.

Baptista-Bastos no prefácio diz «Aquele que entende o texto como uma interpelação à inteligência…» é o leitor feliz, ao chegar ao fim deste livro.

«- Portugal é um país de regras, ordens, regulamentos e códigos. Mas a regra mais geral é a da excepção à regra.
- Em Portugal a culpa não morre solteira: morre viúva, órfã, enjeitada e, pior que isso, virgem.
- O ciclo de eleições que aí vem vai custar 100 milhões ao estado. Mas as promessas eleitorais continuam de borla.»


Não podia deixar passar mais uma pérola deste 25 Abril.

Na Madeira em que os atropelos à verdadeira democracia continuam, é giro ver que são todos uns bem dispostos, adorei ver a chaimite e os capitães deste Abril tão peculiar, organizado pelo PND. Que se saiba, a Pide (ou outra) ainda não os prendeu....



24 abril 2009

O 25

Para mim que não vivi esse dia por cá, pois nasci em Angola não devia dar bitaites sobre o que amanhã se comemora. Mas, como aqui mando eu, digo que o dia de amanhã é como outro 25 qualquer.
Porquê? Perguntam vocês. Pois bem, para quem não viveu o Regime, a Ditadura, ou o que quiserem chamar-lhe, não tem essa noção e acredito que a malta nova também não lhe atribua grande significado, pois na escola isso é matéria para ficar esquecida dentro das páginas dos livros de História.
Penso que nos últimos dias tem-se feito grande polémica acerca da nova praça lá para Santa Comba, o que torna mais irreal a coisa. O nome do homem está presente em mais de 20 localidades e agora vão-se chatear por isto?! Será porque calha no dia da Liberdade, então faz-se duas coisas primeiro comemora-se a liberdade de haver quem queira dar-lhe uma praça, e segundo faz-se um acto de espantar velhos fantasmas aceitando que este fulano fez parte da história deste país.
A Liberdade é uma palavra vulgarizada por tantos, que nem se apercebem que esta cada vez existe menos.
A liberdade da palavra é cada vez mais reprimida (falta pouco para o lápis azul entrar em cena). A democracia devia parar seis meses como dizia alguém, os jornalistas não devem ser livres de escolher as noticias, ou certas pessoas sentirem-se perseguidas por noticias (desfavoráveis) e virem acusar publicamente de perseguição ou de cabalas, é cada vez mais vulgar ouvir este tipo de coisas.
Eu sou apartidária, não sou por nenhuma cor politica, porque o que vejo de mal neste quadro, é que este fenómeno é transversal.
A liberdade de uns não é igual à de outros, e o que incomoda a estes prejudica uma nação.
A mim ensinaram-me que a minha Liberdade acaba quando começa a do outro, e que o respeitinho é bonito.

23 abril 2009

Tens razão...

Ontem fui com a minha filhota às vacinas. A pequenita com 5 anos aguentou corajosamente 2 picas. Há gente grande que foge só de ver a agulha...enfim ela recebeu uma medalha de bom comportamento e um diploma para mostrar aos amigos. A enfermeira ainda lhe deu 2 balões com a cor escolhida por ela.
À noite, antes de ir para a cama, estava um pouco dorida num braço mas feliz, pois ia mostrar no dia a seguir aos amigos, que tinha sido uma valente.


_Mãeeee, amanhã posso levar os balões prá escola?
_Sim...
_Os doisss, pois foi duas vaxinas.
_Pois linda se fossem três vacinas eram três balões... uma por cada balão, não é?
_Tás tola mãe?! Só tenho dois braços...
_........

Estes diálogos simples, lógicos, verdadeiros e coerentes das crianças.
Porque nós crescemos e complicamos tudo?




Fotorkut

22 abril 2009

Sinais

Na segunda-feira fui até Lisboa, fazer uma pequena excisão de um sinal que me acompanhava à 40 anitos. Algo que me incomodava ao nível estético, localizado no antebraço.
Depois de terem verificado que não se tratava de um carcinoma, foi-me questionado se o queria remover, ao que eu disse que sim...à seis anos atrás. Enfim não se tratando de doença, até que compreendo a demora para esta pequena cirurgia. Já sabemos
todos, da demora para operações no nosso sistema de saúde. Se tivesse dinheiro, ia ao privado e no mesmo dia eram capazes de o fazer. Mas não se pense que mesmo assim a coisa é fácil, levou 15 minutos (até aqui tudo bem) mas levei 6 pontos para um pequeno corte, que ainda por cima verifiquei hoje que o "ponto cruz" está torto. Enfim, antes uma cicatriz torta que um sinal horroroso. Talvez faça depois no sitio, um tatoo "Amor de mãe" ou "Angola 69" ( just a joke, ok) Claro que depois comecei a fazer filmes. Tenho um sinal tipo Catarina Furtado no queixo do lado esquerdo, nunca pensei retirá-lo porque o acho sensual (eu e não só), e também porque me habituei a ele depois de tantos anos ao olhar-me ao espelho (não que seja fútil). Sinto que faz parte do meu boneco perante os outros. Mas imaginei-me a recorrer do mesmo médico (uui, havia de ficar linda), sim que não sou a Alexandra Lencastre, que pode recorrer a um bom cirurgião plástico para um bom resultado. Agora que só tenho este meu sinalzinho, não vou deixar que mo tirem, nem que passem mais 40 anos. Assim como assim, a Catarina Furtado e a Sílvia Alberto também os conservam com orgulho.

20 abril 2009

A cueca das Estrelas


"Japoneses criam cueca que elimina cheiros e mata bactérias




Esta cueca, baptizada de “J-Ware", pode ser usada durante uma semana, sem ser trocada. Nas viagens espaciais, parece que se troca de cuecas apenas de 3 em 3 dias normalmente, devido sem dúvida, à falta de água os astronautas lavam-se com esponjas humedecidas.
De acordo com os cientistas, esta cueca mata bactérias, absorve água e seca rapidamente, o que elimina assim os desconfortos e odores causados pelo suor.

Koichi Wakata, é o primeiro astronauta japonês a ir para a Estação Espacial Internacional, e vai ser o "piloto de testes" desta invenção. Já estou a imaginar a cara de quem vai receber a cuequinha no final de uma semana de teste

- Ora vamos lá ver se tem selo, ou uns extrazinhos mal absorvidos …hughhhh

Imagino que se isto resultar haverá muito homem que vai adoptar esta cueca.

Mas o que me deixa a pensar se isto não será como a famosa lenda da caneta e do lápis, que dizia que enquanto os americanos gastavam milhões de dólares na descoberta duma caneta anti gravidade os russos solucionaram o problema com um simples lápis. Paul C. Fisher, investiu algum dinheiro na investigação da esferográfica espacial, mas nada de parecido com milhões de dólares que se dizia que a NASA teria gasto. Estas viriam a custar 2,95 dólares cada. As «Fisher space pens», como ficaram conhecidas, foram usadas a partir de 1968 na missão Apollo 7,e passaram desde essa altura a fazer parte do equipamento usual dos astronautas (dos russos também).

Claro que estou de acordo com esta busca de soluções mais praticas para uma melhor estadia no espaço. Quem sabe um dia todos temos de ir para lá viver.

O astronauta terá outras estranhas tarefas a cumprir, além de testar a roupa íntima espacial. Entre os desafios está; pingar colírio nos olhos em gravidade zero, "voar" num "tapete mágico", dobrar roupas e praticar braço de ferro com os outros astronautas.

O que vem a seguir? Experiências com tampões femininos anti gravidade ou talvez anti gravidez… uma camisinha do espaço (lá se ia…querida vou te levar ao céu…hummm).

Será que já existem soluções para esta variedade de fluidos, odores?! …vocês vejam lá isso.

19 abril 2009

Figura triste

"Fez-se um arraial durante três semanas com uma frase, uma frase que até foi mesmo no fim do encontro, dita com graça. Tudo o que se passou naquela noite não contou para a comunicação social. É isto o verdadeiro papel da comunicação social?"
D. José Policarpo
acusa a comunicação social de uma prática incorrecta de mediatização.

Mas será que ele não assume responsabilidade por palavras tão pouco tolerantes em relação aos casamentos de etnias diferentes. Não viu que muit
os não acharam "graça".
O Papa também devia ter pensado, que a história do preservativo não
ia ser engolida especialmente numa visita a África. Acredito que a intenção não seria criar este frissom todo, mas de facto expressaram bem aquilo que pensam.

A atitude de homens pouco tolerantes, irresponsáveis, ostentando riquezas como existe no Vaticano ou mesmo em Fátima , em detrimento dos votos de humildade, da dádiva, do perdão(que tanto exigem dos outros), fez com que me afastasse há muito da igreja, não de Deus ( pelo menos como eu o entendo).
É um sinal dos tempos, quase todos que nos deviam orientar, gerir, a vários níveis (da religião à politica) se desresponsabilizam desde a uma simples afirmação até à queda de uma ponte.

O cardeal deve pensar como a outra , que disse
"Não pode ser a comunicação social a seleccionar aquilo que transmite".
Pois, atribua-se culpa aos jornalistas. Mas eu continuo a achar, que quando alguém profere declarações, deve ter sempre a noção do efeito provocado pelas suas palavras. E depois do caldo entornado, há que limpar, assumindo e não entrar em atitudes provocatórias.

18 abril 2009

A pura da loucura




Dia 9 de Maio o Pavilhão Atlântico vai receber o Sensation – Ocean of White .
Este estreou-se em Julho de 2008, no estádio Arena de Amesterdão e ganhou um prémio de entretenimento o LEA AWARD (Live Entertainment Awards).


Espera-se 15 mil pessoas vestidas de branco para um show de música, dança, luz, cor ao mais alto nível.

A entrada vai dos 65€ aos 125€.

A pura da loucura!!!