31 dezembro 2008

Ora esqueçam lá por uns momentos, a gripe, o orçamento de Estado, o preço das portagens.... e gozem com prazer esta "virada do ano" como dizem os brazucas.


Um Bom Ano a todos !


27 dezembro 2008

Agora desejem lá um 2009 melhor...






" O Governo espanhol estabeleceu hoje um aumento de quatro por cento para o salário mínimo no país para 2009, que sobe dos 600 euros por mês em 2008 para os 624 euros.
O aumento, decidido no último conselho de ministros do ano, está 0,5 pontos percentuais acima do que o primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero tinha proposto anteriormente aos sindicatos e ás associações patronais.

Zapatero reafirmou também hoje o objectivo do Governo de Madrid de atingir um salário mínimo de 800 euros até ao final do seu mandato, em 2012.

O executivo espanhol aprovou hoje também um aumento do valor mínimo das pensões, que subirão em média seis por cento em 2009.

"Estas medidas provam que o Governo tem como objectivo essencial do seu projecto político a melhora da protecção social e antes de mais dos cidadãos com menores rendimentos", disse Zapatero, citado pelo jornal espanhol El País.

Em Portugal, o Governo fixou o salário mínimo nacional para 2009 nos 450 euros, o que traduz um aumento de 24 euros - 5,6 por cento - em relação a 2008.

O Governo assumiu ainda o objectivo de aumentar o salário mínimo para 500 euros em 2011, tal como ficou definido no acordo tripartido assinado em Dezembro de 2006.
Segundo os dados do Governo, o salário mínimo atinge actualmente em Portugal 4,5 por cento da população activa, estimada em mais de cinco milhões de pessoas.
RBV"

Fonte: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=379538&visual=26&tema=4
Imagem de : http://pitecos.blogs.sapo.pt/

22 dezembro 2008


"Um estudo apresentado pela Intel nos EUA revela que a maioria dos norte-americanos preferem passar duas semanas sem ter sexo do que duas semanas sem aceder à Internet. As mulheres são as que mais preferem a Rede"

em http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=120200

Esta abstinência sexual incluiria a mão ou dedo amigo?
Este estudo conclui ainda que 46% por cento eram mulheres, que preferiram aceder à internet em vez das duas semaninhas de sexo.
A vulgar desculpa "querido hoje não, dói-me a cabeça" já era... agora é "querido deixa-me ver os emails, actualizar o blogue, fazer as compras, pagar as facturas...".
Enfim... já fiquei sem Net, e já fiquei sem sexo, mas de facto o que me deixou mais de rastos é ficar sem Net, mas não fiz uma abstenção total em relação a alternativas...
Não sei se este estudo é válido, mas acho que concordo com ele.


17 dezembro 2008


Neste Natal quero...


Estou um pouco farta das "wish lists" que por aí pululam nos blogues.


Não vi um que dissesse que daria mais de si aos outros, oferecia conforto a quem dele precisasse ou que perderia 5 minutos a ouvir uma criança ou idoso desalentado.
Há que apelar para a dádiva, para uma cidadania activa. Oiço agora, mais uma vez nas notícias, dizer que se largam idosos nos hospitais nesta altura das festas, tal como fazem aos animais nas férias.
Claro que os desejos de Natal "mais saúde dinheiro...", são correctos até a parte mais consumista " um plasma, gps, playstation, etc." desde que não faça mossa a quem oferece.
Mas esta época não pode ser assim, contribuam para mais solidariedade.
Tenho uma filha linda, bem formada que participa em acções de recolha de alimentos para quem deles precisa, vai com elementos da catequese animar idosos a lares, etc. E tem apenas 14 anos...
Tomara haver muitos mais como ela. Poderia acreditar num futuro melhor.
É gritante a falta dos valores morais, sociais, ou até cristãos.


Pensem nisto este Natal.

12 dezembro 2008

Hoje fui a sessão de júri para a certificação do 12º ano.

Um processo de R.V.C.C. que iniciei a 16 Junho deste ano. Terminei com 64 créditos, dos quais 30 a Cidadania e Profissionalidade, 18 a Sociedade Tecnologia e Ciência e 16 a Cultura Língua e Comunicação, muitos dos quais com tipo III.

Foi um trabalho que me deu imenso gozo, que exigiu grande disponibilidade, e dotado de seriedade e competência. No Centro de Novas Oportunidades que frequentei foi exigido este grau de competência, o que na minha opinião é mesmo assim que tem de ser, para se poder credibilizar todo o processo.




Tal como afirmei hoje na sessão de júri, pretendo a médio prazo prosseguir os estudos.
Tenho esse direito! Tenho essa vontade!

Aproveito neste meu cantinho, expressar o meu agradecimento a toda equipa de formadores que me acompanhou.
Dar os Parabéns à minha querida Marina, coleguinha de carteira que foi hoje também a sessão. Fomos as primeiras do grupo...somos mesmo Boas!
Aos do grupo que ainda vão terminar (e sabemos que estão quase lá) felicidades. Foi um prazer conhecê-los a todos.

08 dezembro 2008

Devido a ter que formatar o pc da filhota mais pequena, mandei o xp às urtigas e quis instalar um novo SO. Linux é livre, leve, e seguro, é o que dizem.

Vai daí, no sábado instalamos o Mandriva, mas a coisa não correu bem, o meu filho que percebe mais de pcs que eu, andou às aranhas.

Enfim, ontem embirrei. Queria aquilo a rolar em Linux. Ponto Final!

Vai daí, faço download do Ubuntu 8.10, gravo imagem no cd através do Nero, coloco a correr no boot, tudo bem até certo ponto e depois nada….

Bolas! Pensei eu, agora o que eu faço?! Bem, quem me conhece sabe que eu não desisto.

Fui procurar porquês de tal acontecer e vou ler fóruns e tutoriais que me dizem que o Ubuntu puxa pela placa gráfica. Ora, o pc é fracote e tem uma on board. Nada feito, pensei.

Leio mais um pouco e temos então o Xubuntu que trabalha com o XFCE em vez do Gnome (gerenciador de janelas) tornando-o mais apropriado para aquilo que tenho.

Download, gravar no cd, instalar. Consegui… iupiiii

Mas agora, é o entusiasmo de ver tudo a funcionar, aprender que programas usar, ver de comandos para trabalhar na consola, etc.

Deitei-me já de madrugada de tão absorvida com o brinquedo novo, mas vale a pena experimentar. E talvez até fique mesmo a rolar definitivamente no computador. Assim tenho uma filha de 4 anos que sabe já mexer em Windows e vai aprender Linux. Claro que não programa…. Mas sabe ir à net, sabe colocar o spy bot a funcionar, sabe mudar de páginas e janelas, e desligar o pc por exemplo.

Os miúdos devem aprender a lidar com os computadores desde pequenos, para não serem uns burros a nível digital. Ah, mas não falo só de saberem pôr um jogo no pc ou irem para o Msn ou Hi5. Falo de pequenos habituarem-se a este mundo e aprenderem a explorar em todos os sentidos, com imenso sentido ético (nada de piratices), dotados de boa cidadania e objectivos produtivos.

03 dezembro 2008


"Coimbra
Bombeiros em tribunal por cantarem música da Branca de Neve
Um capitão da GNR pôs em tribunal mais de duas dezenas de responsáveis das associações de bombeiros da região de Coimbra por cantarem a música de Branca de Neve e os Sete Anões no rescaldo de um incêndio" in SOL

Pois, que querem! Deviam estar desafinados...e o Sr. Agente da autoridade vai daí...tumba!
Excesso de zelo duns e pouco zelo de outros talvez...
Mas que nos deixa a pensar. Um grupo de bombeiros (de preferência giros) a cantar...

eu vou, eu vou
eu vou, apagar o fogo....

O Sr. Agente é que devia ser multado por falta de humor e boa disposição no trabalho.

Falando mais a sério, os homens correm riscos, já estavam a terminar o serviço deles, e estavam todos contentes, e depois?!

Podiam ter ido embora sem fazer o rescaldo como deve de ser (mas aí se calhar, o outro não diria nada).


Claro que da Branca de neve e os sete anões, há pouco a dizer mas vê-se por aí uns filmes marotos acerca do tema e li por aqui algo também bem esgalhado...
Ora bem, voltando aos bombeiros espero que continuem a cantar muito. Mas que as mangueiras funcionem sempre bem, para apagar qualquer fogo que se lhes apareça à frente!·